31 janeiro 2008

o senhor dos anéis

A história de 'Lord of the Rings', escrito entre 1937 e 1949 por J.R.R. Tolkien, ocorre num tempo e espaço imaginários, narrando o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-Média, em lutas intermináveis entre seres de várias raças, com o único objectivo de que 1 anel, o 'anel do poder', não caia nas mãos erradas.... e só resumindo muito.. mesmo muito, é que se poderia descrever assim esta triologia, colocando de lado qualquer referência às infindáveis e imagéticas caracterizações de seres e lugares (que só por si, implicaram a invenção de centenas de nomes... 734 para sermos precisos) ou à riqueza do material de fundo histórico ou linguístico, que originaram um objecto de extensa e crítica análise literária, mas principalmente uma obra que encantou e encanta muitos miúdos e graúdos por esse mundo fora.

Em cima o mapa de Terra-Média, palco de toda a fantasia Tolkiana... e para os menos adeptos das leituras (não sabem o que perdem!!), aqui vos deixo umas imagens da triologia, que filmada em simultâneo, pelo director Peter Jackson, seria lançada 'tripartida' entre 2001 e 2003 (galardoada com 17 óscares):

* à anduin.. pela partilha da paixão e do entusiasmo [o meu bem menor... claro está!! ;) ]

1 comentário:

Anónimo disse...

Não posso deixar de agradecer o post dedicado a uma das minhas leituras preferidas!!! Maravilhoso mundo esse criado pelo Tolkien... Os filmes não dispensam a leitura dos livros (incluindo o Hobit e o Silmarillion) mas ainda assim são fantásticos... Sem dúvida que só um obcecado como o Peter Jackson podia dar vida a um Universo tão complexo...